terça-feira, 9 de julho de 2013

Antes da Meia-Noite (Before Midnight)

    Jesse e Celine se encontraram pela primeira vez em 1995, em "Antes do Amanhecer", quando tinham 20 e poucos anos, em um trem europeu. Ela, francesa, ele, estado-unidense. Passaram juntos um dia apaixonante em Viena, apaixonando-se. Nove anos depois encontraram-se novamente em Paris, em uma livraria. Jesse estava na Europa divulgando seu livro sobre a história de duas pessoas que se encontram e passam um dia memorável juntas. Agora com 30 e poucos anos e com as responsabilidades que essa idade geralmente traz, também chamadas de carreira e filhos, eles têm algumas horas "Antes do Pôr do Sol" para conversar sobre a vida, sobre o que aconteceu com as suas vidas nesse meio tempo e sobre o que farão com elas.
    Em "Antes da Meia-Noite" acompanhamos mais um dia na vida de Jesse e Celine. Mais nove anos se passaram e nos primeiros 10 minutos de filme descobrimos que desta vez os dois viveram este período de tempo juntos. Vivem em Paris e têm filhas gêmeas. Celine está em dúvida quanto a aceitar um emprego no governo, debatendo-se com seus valores e com seu histórico profissional. Jesse está ressentido por não conviver com seu filho pré-adolescente que mora em Chicago com sua ex-mulher, com a qual ele tem uma péssima relação. Sua crises pessoais são um degrau para uma crise no relacionamento.
   O terceiro filme desta magnífica trilogia sobre a vida mantém a delicadeza, a sagacidade dos diálogos e o cenário extremamente belo. O que ele traz de diferente é a realidade de um relacionamento maduro entre duas pessoas na faixa dos 40 anos, que implica em questionamentos e problemas cotidianos a serem resolvidos. Os personagens, muito bem construídos, sedutores e inteligentes, conduzem esse processo de uma forma verdadeira e apaixonada, com toda a dor, o amor e a comédia que uma relação conjugal pode comportar. Cenário melhor não poderia existir: a Grécia, berço de todo o drama da civilização ocidental! E tudo termina num piscar de olhos, mas faz o coração piscar por dias e dias...
    O mais legal do filme: é a minha trilogia preferida! Por isso mereceu mais dos que 20 linhas, ainda que não tão bem escritas como o filme merecia.

Trailer

Ficha Técnica
Before Midnight (2013)
Direção: Richard Linklater
Elenco: Julie Delpy, Ethan Hawke
Duração: 108 minutos
     

Um comentário:

  1. Oi Mari... Tb amo os dois primeiros filmes. Impossivel assisti-los e nao se sentir um pouco personagem dessa historia. O lado que todo mundo procura de viver um grande amor. Aquele sentimento idealizado na ausencia que torna-se, muias vezes, mais forte do que aquele vivido diariamente, pois nao passa por crises ou decepcoes... nao precisa pagar conta no final do mes.
    Dois filmes delicados, que contam com o xuxuzinho do Ethan... ;)
    Vou assistir o tetceiro com certeza.

    ResponderExcluir